O seu design atinge todos os cinco sentidos?
Todos que estudam design, sabem que o principal sentido que usamos na nossa profissão, é a visão. Tentamos resolver questões e criar coisas novas que sejam úteis, inovadoras e visualmente atraentes. Assim, em qualquer área do design, temos a visão como principal sentido, porém almejamos sempre aumentar e melhorar a experiência do usuário. Novas áreas do design tem explorado os mais diversos sentidos, pois nossa impressão multi-sensorial de um produto ou serviço é o que dita como nos sentimos sobre ele.
Essa palestra no Ted talk de 2013 de Jinsop Le mostra que podemos atingir diferentes níveis de experiência através dos cinco sentidos e como isso pode ser vantajoso e extremamente atraente para um consumidor.
Como exemplo, trago algo que tive contato no ano passado, que são os despertadores para deficientes auditivos. As vezes temos dificuldade de imaginar algo que não pertence ao nosso dia a dia, mas é bastante pertinente e importante pra diversas pessoas ao redor do mundo. Acordar é algo tão básico para a maioria de nós, porém pode ser algo extremamente difícil para alguém com deficiência auditiva. Nos últimos anos, diversos despertadores tem sido desenvolvidos com esse intuito. Apesar de não usar em completo os cinco sentidos ele explora muito bem quatro deles. A empresa Bellman & Symfon foi um dos primeiros a criar um dos mais completos do mercado. O despertador vibra, toca em tons mais altos e possui luzes fortes piscantes como alternativas para despertar.
Comments