top of page
Foto do escritorNadyne Curi

PRIMEIRAS IDEIAS - G2

Sempre fui apaixonada por gastronomia, tanto no ato de preparar quanto de experimentar assim, tento a incorporar em diversos aspectos da minha vida. A partir das aulas e das tecnologias que estudamos, percebi que elas ainda estão sendo estudadas e que não sabemos o seu total potencial e essa é apenas uma das áreas que ela pode ser trabalhada.

O universo da realidade aumentada tem tido grande crescimento ao longo dos anos, principalmente após o sucesso do jogo Pokemon go. O lançamento de diversas plataformas de desenvolvimento, contribuem para a crescente experimentação dentro dessa área. A apple em 2017 lançou sua primeira plataforma para desenvolvedores experimentarem suas ideias em RA, o ARKit. Por funcionar em qualquer aparelho apple acima do 5SE e de iOS 11, a plataforma permitiu que qualquer pessoa possa desenvolver aplicativos usando essa tecnologia.

Uso de realidade aumentada no jogo Pokemon Go

Dentro do campo culinário, existem alguns testes que simulam o cardápio de um restaurante, mostrando uma nova forma de pedir comida. Você escolhe o prato que deseja ver, aponta para o prato e aparecerá no seu dispositivo, uma reprodução bastante fiel em 3D da sua escolha. Com isso, você terá noção do tamanho e aparência geral do prato, influenciando na sua decisão final.

Aplicativo KABAQ de simulação de cardápio virtual

A partir disso, percebi que o uso dessa tecnologia para área gastronômica é muito pouco explorado. Como forma comercial, de entretenimento, como forma de aprender ou até de otimização do uso de ingredientes e do seu tempo.

Estudando mais a fundo, encontrei o projeto dessa cozinha inteligente da Ikea em parceria a empresa de design Ideo e os departamentos de design da Universidade de Lund, na Suécia, e de design industrial da Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda. Dentro dela, existe a bancada inteligente que possui diversas funções como, te indicar receitas que podem ser feitas com os ingredientes que você coloca nela, auxiliam na medição de receitas, controle de temperatura e diversas outras funcionalidades.

Com inspiração nesse projeto, gostaria de desenvolver uma plataforma que possibilitasse o estudo da gastronomia de forma interativa e inteligente para pessoas que desejam aprender a cozinhar e encontram dificuldades no dia a dia.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TABU - G2

Comments


bottom of page